segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Fiscais apreendem 600 quilos de carne na Feira do Bueiro


EUNÁPOLIS - Cerca de 600 quilos de carne de origem clandestina foram apreendidos por volta das 21h desta quinta-feira (9) na Feira do Bueiro, no bairro Gusmão, em Eunápolis.

O açougueiro foi flagrado por fiscais da Vigilância Sanitária e da ADAB quando descarregava o produto. Ele e o motorista do caminhão que fazia o transporte fugiram. O veículo foi abandonado. A operação teve o apoio da Polícia Militar.

O médico veterinário Eudes Mezedini (ouça no play acima), inspetor da Vigilância Sanitária municipal, informa que o produto é oriundo de duas rezes. ‘Esses animais, de origem desconhecida, foram abatidos de maneira imprópria. Essa carne pode trazer inúmeros riscos à saúde do consumidor e por isso foi apreendida, conforme prevê a portaria 304 do Ministério da Agricultura’, informa.

O inspetor informou ainda que o açougueiro será processado criminalmente e alerta para a população para o risco de se consumir carne sem certificação.

Mas o abate clandestino de gado em Eunápolis ocorre em larga escala por falta de fiscalização do órgão competente, a Adab, conforme vem denunciando o único frigorífico da cidade, que no mês passado foi obrigado a demitir 10 funcionário. A empresa alega que o seu faturamento vem caindo devido à concorrência com os abates clandestinos de animais.