domingo, 13 de março de 2011

Número de mortos por terremoto e tsunami passa de 1.300 no Japão

O terremoto de magnitude 8,9 seguido de um tsunami na sexta-feira deixou pelo menos 1.353 mortos e 1.085 desaparecidos no Japão, segundo o balanço mais recente da Polícia Nacional.
Mas as autoridades admitem que o número de vítimas deve ficar bem maior.
A polícia da província de Miyagi afirmou  que estima que mais de 10 mil pessoas tenham morrido só lá. A província tem uma população de 2,3 milhões e é uma das três mais afetadas pelo desastre.
Em paralelo com os trabalhos de resgate, cresce a preocupação com a situação na usina nuclear de Fukushima, onde há risco de uma nova explosão. Também foi decretado estado de emergência na usina de Onagawa, onde o índice de radioatividade estava acima do permitido.
O governo mandou 100 mil militares para as zonas afetadas, dobro do número previsto inicialmente, e já começam a chegar ao Japão as primeiras equipes de resgate enviadas por outros países.
Os EUA puseram à disposição das Forças de Autodefesado Japão seu porta-aviões Ronald Reagan para que seja utilizado como base logística dos helicópteros que voam para as zonas afetadas.
Infraestrutura prejudicada
Milhões de pessoas seguem sem eletricidade e água potável nas zonas afetadas pelo tremor, eo o governo alertou para o risco de blecautes se não houver economia de luz.
Destroços em rua afetada pelo terremoto na cidade de Tagajo, na prefeitura de Miyagi, neste domingo (13) (Foto: AFP)Destroços em rua afetada pelo terremoto na
cidade de Tagajo, na prefeitura de Miyagi, neste
domingo (13) (Foto: AFP)
Segundo a TV NHK, pelo menos 1,4 milhão de famílias estão sem água potável desde sexta, e outras 2,5 milhões de casas estão sem energia elétrica nas províncias de Aomori, Iwate, Miyagi e Fukushima.
O combustível nos postos de gasolina das províncias atingidas está sendo racionado.
Os cortes de eletricidade afetaram dezenas de hospitais próximos à cidade de Sendai, capital de Miyagi, e que foi a mais afetada.
O Parlamento do Japão não vai funcionar nesta seguna, nem as fábricas das princiais montadores do país: Honda, Nissan, Mitsubishi, Suzuki e Toyota.
O ministro da Economia, Banri Kaieda, disse que as empresas Tokyo Electric Power e Tohoku Electric Power podem aplicar blecautes controlados em sua provisão a partir de segunda-feira para evitar cortes maciços de eletricidade provocados pelo terremoto.
Sétimo pior da história
O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana que monitora terremotos, e também o pior já registrado no Japão. Ele foi seguido de mais de duas centenas de réplicas superiores a 5, várias delas sentidas pela população.
O país segue em alerta de novas réplicas.
Houve um alerta de tsunami para diversos países da costa do Oceano Pacífico, mas a chegada das ondas a estes locais causou apenas danos menores, e o alerta foi cancelado. Milhares de moradores foram retirados por precaução

Fernanda Souza está cotada para mais uma atração global

SÃO PAULO - De acordo com o jornal “Agora São Paulo”, a atriz Fernanda Souza, já está escalada para a novela “Um Mundo Melhor”. A trama entrará no ar depois de “Morde & Assopra”, do diretor Walcyr Carrasco, que ainda nem começou, e será dirigida por Miguel Falabella.
A atriz ainda pode ser vista na atual trama das 19 horas, “Ti-Ti-Ti”, e anda com a bola toda.
Há pouco tempo circulou na mídia informações sobre uma possível participação de Fernanda no humorístico “Junto e Misturado”, também da Rede Globo.

BBB 11: Maria beija Wesley; Mauricio se irrita

SÃO PAULO - O clima esquentou – e muito – no “Big Brother Brasil 11” na madrugada deste domingo (13). Em festa Chilli Beans, os brothers se animaram com os óculos escuros que ganharam, e talvez possam ter perdido a timidez com isso.
Que o digam Maria e Wesley. Tantos foram os rodeios quando o médico chegou a casa, que nesta festa a morena resolveu investir fundo e arrancou um beijão do loiro.
Sentados um perto do outro, Diana provocou: “Acho que vocês deveriam ficar sem compromisso”.
“Ela faz seu estilo e você faz o estilo dela”, continuou Diana, que deu total apoio para a sister.
Rapidamente, Maria e Wesley deram um grande beijo. “Tenho total consciência do que eu faço. Não me arrependo de nada”, respondeu o brother quando a atriz perguntou se ele tinha se arrependido de ficar com ela.
Dançando juntos, Maria disse: “Você não vai embora amanhã”.
“Com certeza. Vou curtir muito com você”, respondeu ele, confiante sobre o “Paredão” desta noite.
E a notícia do beijo repercutiu! Jaqueline contou tudo a Mauricio, que se mostrou irritado. “Quero saber porque nego está me olhando. Estou com algum outdoor aqui no peito?”, disparou o brother, se referindo a Wesley e Maria, que ficaram olhando a reação do músico.
“Não fica prestando atenção para você não se estressar. Curte a festa”, aconselhou Jaqueline.
“Sabe o que eu estou sentindo? Desgosto!”, declarou Mau Mau, e disse que não estava chateado.
“Cada um sabe seus valores. Se a pessoa não se respeita...”, disparou Jaqueline.