terça-feira, 31 de maio de 2011

Zagueiro do Corinthians atinge amigo com arma de pressão


O zagueiro Leandro Castán, do Corinthians, atingiu um amigo com um tiro de espingarda de pressão. O acidente aconteceu em uma chácara em Jaú, a 300 quilômetros de São Paulo, na noite de segunda-feira, informou a TV Globo. O disparo atingiu o baço e perfurou o pulmão de Leonardo Calixto, de 20 anos. Ele está internado na UTI da Santa Casa da cidade e seu estado de saúde é estável.
Segundo testemunhas, os amigos praticavam tiro ao alvo e, quando Castán foi passar a espingarda para Calixto, a arma disparou acidentalmente. O jogador voltou a treinar nesta terça-feira. A diretoria do Corinthians informou que não punirá o zagueiro por indisciplina, por considerar o episódio um acidente.

As novas regras para os cartões de crédito valem para os que serão emitidos nesta quarta (01)

As novas regras para os cartões de crédito valem para os que serão emitidos a partir de amanhã. Para os consumidores que já os têm na carteira, a limitação do número de tarifas para cinco passa a valer apenas em junho de 2012. Aqueles que cogitaram a hipótese de cancelá-lo e pedir um novo para se beneficiar com as mudanças devem ter cuidado, pois podem até ficar sem o dinheiro de plástico.

A advogada Tatiana Queiroz, da Pro Teste — Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, alerta que o banco não é obrigado a fornecer um novo cartão:
— Só vale a pena cancelar se o consumidor não tiver um bom relacionamento com o banco. Se disser que não quer mais o cartão, a instituição pode se negar a emitir outro, porque ela não é obrigada a fornecer crédito. Além do que, perderá limite e enfrentará mais burocracia.
Mesmo considerando que as novas regras trazem benefícios, a Pro Teste reivindica mudanças mais profundas.
— A redução de tarifas e o detalhamento da fatura são medidas paliativas. É preciso haver uma regulamentação geral, principalmente quanto aos juros — opinou a advogada.
Sem mínimo
A gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais, defende que o pagamento mínimo seja desestimulado para evitar o endividamento. Entre as mudanças que valem para todos os clientes, incluindo novos e antigos, está o aumento de 10% para 15% do valor desse pagamento mínimo. Em dezembro deste ano, o percentual passará para 20%, o que reduzirá ainda mais a parcela da fatura cujo pagamento pode ser adiado e sobre a qual incidem juros altíssimos.
— O mínimo deveria ser desestimulado, e não só haver aumento do percentual para 15%. Além disso, é preciso uma regulamentação que exija das instituições financeiras a adoção de avisos e alertas claros quanto ao risco que envolve essa operação de crédito — defendeu Maria Elisa.

Suspeitos de roubar caixa eletrônico morrem após perseguição policial Quadrilha explodiu dois caixas eletrônicos em Patrocínio Paulista. Polícia descobriu casa que era sede do grupo na periferia de Franca.

Três suspeitos morreram e dois ficaram feridos após um roubo a caixa eletrônico em Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo, na madrugada desta terça-feira (31). A perseguição policial terminou na periferia de Franca, cidade vizinha, onde a polícia localizou uma casa que funcionava como base da quadrilha. Além dos feridos, duas pessoas foram presas.
Segundo a Polícia Militar, os criminosos explodiram dois caixas eletrônicos por volta das 2h. Vizinhos das agências chamaram a polícia e os criminosos fugiram. Segundo a polícia, o grupo era formado de pelo menos oito pessoas divididas em três ou quatro carros. Além das dinamites explodidas na madrugada nos caixas eletrônicos, outros dois explosivos intactos foram encontrados. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), da PM, foi acionado para desativá-los.

Os policiais de Patrocínio pediram reforços nas cidades de Franca e Itirapuã e iniciaram uma perseguição. Parte da quadrilha fugiu para um canavial próximo à Rodovia Fábio Talarico, que liga Franca a São José da Bela Vista, onde um Honda Civic com placas frias de Campinas foi abandonado.
Outros integrantes seguiram para o bairro Recanto Elimar, também em Franca, onde houve troca de tiros em frente a uma residência. Segundo a polícia, três criminosos morreram, dois ficaram feridos – um em estado gravíssimo - e duas pessoas foram presas. Ainda não há identificação dos mortos e dos feridos, que foram levados para a Santa Casa.
A polícia está investigando se a residência onde estavam os suspeitos era de um policial militar já investigado por crimes de roubos a bancos.
Outros casosEm Osasco, na Grande São Paulo, a explosão de um caixa eletrônico que funcionava dentro de um mercado provocou um incêndio na madrugada desta terça. Os ladrões fugiram levando dinheiro, que foi manchado por um dispositivo do equipamento. Os bombeiros foram chamados e controlaram as chamas, mas parte do mercado já havia sido atingida. Ninguém foi preso.
Já em em São Bernardo do Campo, no ABC, criminosos tentaram arrombar o caixa eletrônico de uma agência bancária com um maçarico, mas não conseguiram e fugiram sem levar nada.
No bairro de Pinheiros, na capital, uma quadrilha invadiu uma editora na Rua Henrique Schaumann, rendeu funcionários e arrombou três caixas eletrônicos. Os bandidos fugiram com o dinheiro. A polícia e peritos foram acionados.