quarta-feira, 22 de junho de 2011

Bernardinho mira duas vitórias por vaga nas finais da Liga Mundial de vôlei

TULSA - A seleção brasileira masculina de vôlei desembarcou na última terça-feira, em Tulsa, nos Estados Unidos, onde irá enfrentar os norte-americanos nesta sexta e no sábado, em jogos válidos pela primeira fase da Liga Mundial. Diante dos rivais, o Brasil terá a chance de garantir vaga no próximo estágio da competição. Com duas vitórias sobre os adversários, o País irá assegurar classificação antes de encarar a Polônia, por duas vezes na próxima semana, em Katowice.

Com isso, o técnico Bernardinho mira a conquista de duas vitórias já nos Estados Unidos, mas admite que será complicado alcançar este objetivo diante dos atuais campeões olímpicos, que impuseram à seleção brasileira a única derrota até agora nesta Liga Mundial - a equipe nacional lidera o Grupo A, com sete vitórias em oito confrontos disputados, enquanto os norte-americanos acumulam cinco triunfos e foram superados em três oportunidades.
"Estes jogos fora do País serão decisivos e as viagens, desgastantes. Serão as quatro partidas mais difíceis da primeira fase. Com uma vitória nos Estados Unidos e outra na Polônia, acredito que ficaremos em uma boa situação para avançar à fase final. Mas é claro que, se pudermos, vamos tentar garantir a vaga antes. Seria importante até no sentido de poder dar ritmo a todos os jogadores", enfatizou Bernardinho.
Contra norte-americanos e poloneses, o treinador pretende promover a estreia do ponteiro Dante nesta Liga Mundial. O jogador ainda não atuou na competição por conta de uma inflamação no joelho direito. "A ideia é que o Dante já tenha algum espaço nestas partidas. Vamos ver como ele se comporta nos treinos. Dificilmente ele vai iniciar os jogos em quadra, pois vem há algum tempo sem jogar, mas quero aproveitá-lo, pois a primeira fase está acabando. Ele foi um jogador muito importante para a equipe nos últimos anos e precisamos dele bem", reforçou Bernardinho.
O Brasil chegou em Tulsa para o duelo contra os Estados Unidos com os levantadores Bruno e Marlon, os opostos Leandro Vissotto e Theo, os ponteiros Giba, Murilo, Dante, João Paulo Bravo e Thiago Alves, os centrais Lucas, Rodrigão e Sidão e os líberos Serginho e Mario Junior.


Relação entre bancos e finanças públicas é ‘ameaça séria’, diz Trichet

FRANKFURT - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, disse que as relações entre o sistema bancário da zona do euro e a vulnerabilidade das finanças públicas de alguns países membros representam "a ameaça mais séria para a estabilidade financeira" na União Europeia. A declaração foi feita durante uma conferência do Conselho Europeu de Risco Sistêmico (Cers), do qual Trichet é o presidente.
Ele advertiu para "efeitos potenciais de contágio em toda a União Europeia e além dela" a partir dos vínculos entre finanças públicas fracas e os sistemas bancários. Para Trichet, também existe um "potencial para reações contrárias significativas", criado por como a qualidade de crédito de devedores soberanos e financeiros é percebida e seu potencial para riscos de contágio.
Na mesma conferência, Andrea Enria, presidente da recém-formada Autoridade Bancária Europeia e segundo vice-presidente do Cers, disse que é necessário estabelecer um teto para a ajuda financeira a ser concedida para instituições públicas ou privadas. Ele também exortou os governos dos países da União Europeia a colaborarem com a nova rodada de testes de estresse para os bancos europeus.
Indagado sobre as pressões para que Lorenzo Bini Smaghi renuncie a seu posto no Conselho Executivo do BCE, Trichet reiterou que os integrantes do Conselho são nomeados para mandatos de oito anos e que o órgão toma suas decisões "em independência total e completa".
Bini Smagni, da Itália, tem mandato até 2013, mas está sendo pressionado a renunciar agora, já que o também italiano Mario Draghi, ex-vice-chairman do Goldman Sachs, deverá ser escolhido para ser o sucessor de Trichet, cujo mandato termina em outubro próximo. A França e outros países da UE não querem dois italianos no Conselho Executivo do BCE. As informações são da Dow Jones. 

Três sites do governo foram atacados por hackers

Os sites da Presidência da República, Receita Federal e Portal Brasil, que congrega todas as informações governamentais, foram vítimas de um ataque de hackers na madrugada de hoje. Os três portais ficaram fora do ar por cerca de uma hora, enquanto o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) bloqueava as tentativas de invasão.


De acordo com o presidente do Serpro, Gilberto Paganatto, a ação foi uma tentativa de congestionamento dos sites feita por robôs, que conseguiram 340 milhões de tentativas de acesso em menos de uma hora. Ele explica que os robôs capturam endereços de provedores do exterior e os clonam para mandar os ataques de fora do Brasil para inibir ação da Polícia Federal.

"O Ataque começou pela Itália e depois começou a ser feito de dentro do Brasil. São gerados acessos simultâneos fora do normal. Os nossos sistemas, que são avançados, detectam qualquer ação além do normal e bloqueiam os acessos", explicou o presidente em entrevista à rádio ESPN/Estadão.

Paganatto garante que não houve quebra de segurança e nem acesso a nenhum tipo de dado sigiloso dos portais. "Objetivo do hacker é de tentar congestionar e deixar inacessível e também tentar entrar no site e pichar. Mas o Serpro tem sistemas avançados de proteção e impede a entrada nos sites e os pichamentos. O sistema detecta e emite um alerta para o pessoal de segurança", explicou. Os sites ficaram fora do ar entre 00h40 e 1h40 da madrugada de hoje.