sexta-feira, 15 de julho de 2011

Acidente entre um ônibus e 3 motos mata 3 em SP

Um acidente envolvendo um ônibus e duas motos na Avenida Cupecê, na altura do número 5.000, na zona sul de São Paulo, próximo a Diadema, matou três pessoas e deixou uma ferida nesta manhã.

Por volta das 11h30, duas faixas centrais da Avenida Cupecê, no sentido centro, já estavam liberadas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ainda de acordo com a companhia, uma faixa da esquerda e outra da direita continuavam bloqueadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco viaturas foram encaminhadas para o local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado para auxiliar no resgate. A vítima que teve ferimentos leves foi levada para o Hospital do Jabaquara.

Santos acerta detalhes, e Ibson é o novo reforço do clube

Santos confirmou a tendência e acertou os últimos detalhes para a contratação do volante Ibson, que pertencia ao Spartak de Moscou, da Rússia. O jogador está sendo adquirido por 4 milhões de euros (cerca de R$ 9 milhões). A transação foi acertada após uma reunião envolvendo dirigentes do Peixe e o empresário de Ibson, Eduardo Uram, na tarde desta sexta-feira, em São Paulo.

Desta forma, os santistas venceram a concorrência de Flamengo e Fluminense, mesmo após quase ter aberto mão da negociação. Isto porque, a cúpula alvinegra chegou a concentrar os seus esforços na contratação do meia Cleiton Xavier, do Metalist Kharkiv, da Ucrânia.

Com a recusa de Cleiton Xavier, o Santos, que já havia retomado as conversas com o Spartak, chegou a um consenso em relação ao valor da transferência. Após acertar essa parte da negociação, o Peixe definiu as bases do contrato do volante.

Além de Ibson, os santistas acertaram no dia anterior com outro volante: Henrique, do Cruzeiro. A direção do time da Vila Belmiro deve revelar, em breve, todas as informações referentes a essas transações.

Denilson, do Arsenal, deve ser anunciado oficialmente como reforço no São Paulo para Brasileirão

Revelado no Tricolor Paulista, meia de 23 anos desembarcará no Brasil na próxima segunda (18), após cinco anos na Inglaterra, para exames médicos e assinar contrato com o clube paulista.

Mercado prevê mais 0,25 ponto na Selic Levantamento com 74 instituições do mercado financeiro indica quase unanimidade no resultado da reunião do Copom da próxima semana

SÃO PAULO - A taxa básica de juros, a Selic, deverá ser aumentada em 0,25 ponto porcentual, para 12,5% ao ano, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, na quarta-feira, dia 20. É o que indica o levantamento feito pelo serviço AE Projeções, da Agência Estado, com 74 instituições do mercado financeiro, das quais apenas uma, a Fundação dos Economiários Federais (Funcef), trabalha com estabilidade.


O levantamento confirma o resultado de uma consulta prévia com 35 casas na segunda-feira, que apontava de forma unânime para um ajuste de 0,25 ponto porcentual. Entretanto, entre o que os analistas acreditam que o Copom fará e o que eles acham que deveria fazer, existe grande diferença.
Muitos deles afirmam que, se tivessem direito a voto no Copom, considerando o alto nível da inflação dos serviços no acumulado de 12 meses (8,75%), elevariam o ritmo de aumento dos juros ou manteriam o gradualismo, com 0,25 ponto porcentual a cada reunião num período mais prolongado, desde que acompanhado de mais medidas macroprudenciais, incluindo novos aumentos do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nas operações de crédito e compulsório.
O que tem mantido as expectativas do mercado ancoradas em um aumento de apenas 0,25 ponto é mesmo a preferência sinalizada pelo BC por um aumento gradual da taxa de juros, ainda que por um "período suficientemente prolongado", como se pode ler em alguns documentos da própria autoridade monetária, para levar a inflação a convergir para o centro da meta, de 4,5%. Algumas declarações do presidente do BC, Alexandre Tombini, vão na mesma direção.
Previsões. Para o gerente de Análise Econômica e Riscos de Mercado do Banco Cooperativo Sicredi, Alexandre Barbosa, está claro, independentemente de ser ou não a decisão mais adequada, que o BC aumentará a taxa básica de juros em 0,25 ponto porcentual. Segundo ele, uma alternativa com impacto mais forte na economia seria uma alta de 0,50 ponto porcentual, que poderia trazer um efeito mais adequando na convergência da inflação de 2012 para a meta de 4,5%.
"O aumento de 0,25 ponto é consistente com o que o BC vem falando. Não é que achamos que deveria ser, mas é o que achamos que acontecerá", diz ele, que também aguarda outro ajuste de 0,25 ponto para o encontro de agosto do Copom.
Na Cruzeiro do Sul Corretora, a economista Márcia Dantas também projeta um ajuste de 0,25 ponto porcentual na reunião de julho, mas reforça o coro de que altas em nível um pouco maiores seriam mais recomendadas para a situação de atividade e inflação no País. Segundo ela, o BC nem deveria ter saído da rotina de ajustes de 0,50 ponto porcentual adotada nas reuniões de janeiro e março. "Eu já teria dado alta de 0,50 ponto lá atrás, quando eles decidiram mudar para 0,25 ponto", destaca Márcia, referindo-se à reunião de abril.
A Funcef é a única integrante do levantamento do AE Projeções que aguarda a manutenção da taxa básica de juros no nível atual de 12,25%. Para o economista da entidade Ângelo Afonso Lourenço Fraga, a decisão pela manutenção da Selic no Copom de julho está embasada na expectativa que as medidas macroprudenciais deverão começar a surtir os efeitos esperados agora no segundo semestre.

Uso de antirretroviral por pessoas sadias reduz transmissão do HIV

São Paulo - Uma dose oral diária de medicamentos antirretrovirais usados no tratamento da aids pode reduzir de forma eficaz a transmissão do vírus entre casais heterossexuais sorodiscordantes - em que apenas um deles tem o vírus HIV. É o que revelam dois novos estudos. Um deles é do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos e o outro foi financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates e conduzido pela Universidade de Washington.

O primeiro estudo, coordenado pelo CDC, envolveu mais de 1,2 mil homens e mulheres em Botswana, na África. Metade dos voluntários tomou doses diárias do medicamento Truvada e a outra metade recebeu placebo. Os resultados demonstraram que apenas quatro das pessoas que foram medicadas com o Truvada contraíram o vírus, comparado com 19 que receberam o placebo. Isso significa que o medicamento reduziu o risco de infecção em aproximadamente 78%.

O segundo estudo, da Universidade de Washington, foi feito no Quênia e em Uganda com 4,7 mil casais. Os parceiros não infectados pelo HIV foram alvo de três abordagens: um grupo recebeu doses de Truvada, outro tomou outro remédio (Viread) e o terceiro tomou placebo. Nesse caso, ocorreram 13 infecções pelo HIV entre os medicados com o Truvada, 18 entre os que tomaram o Viread e 47 entre os que ingeriram o placebo. Assim, os comprimidos reduziram o risco de infecção de 62% a 73%.

?São resultados animadores. Agora temos conclusões de dois estudos que mostram que a profilaxia pré-exposição pode ser usada por heterossexuais, que são a população mais atingida pelo HIV em todo o mundo?, afirmou Kevin Fenton, diretor do CDC. Pesquisas realizadas anteriormente com casais homossexuais também haviam demonstrado bons resultados no uso da profilaxia pré-exposição. Uma delas, que teve participação do Brasil, envolveu homens que faziam sexo com homens e concluiu que a proteção da infecção foi de 73%.

No Brasil, o Ministério da Saúde diz que os resultados dos dois estudos precisam ser analisados com cautela, antes de se tornarem efetivamente uma medida de saúde pública. Marcelo Araújo de Freitas, gerente da coordenação de cuidado e qualidade de vida do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais do ministério, diz que os dados são muito novos e que ainda não é possível extrapolar os resultados para a população.

Um dos pontos questionáveis, diz Freitas, é que os pesquisadores trabalharam com grupos que usaram o medicamento em ambiente controlado, de pesquisa. ?Nesses casos, há um intenso trabalho para adesão ao uso do preservativo e os pacientes fazem exames a cada 30 dias. Como vamos transportar essa metodologia para a vida real??, diz.

Freitas afirma também que o uso de remédios na prevenção do HIV pode causar a chamada desinibição sexual - que é uma falsa sensação de segurança. ?As pessoas podem ter a ideia errônea de que o uso do remédio dispensará o uso do preservativo. Por enquanto, é uma medida temerária, que pode ter um impacto negativo?, avalia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Oito dos 90 bancos europeus analisados falham no teste de estresse

SÃO PAULO - Oito dos 90 bancos analisados pela Autoridade Bancária da Europa não passaram nos testes de estresse do sistema financeiro europeu. Essas instituições não alcançaram o mínimo de 5% de capital de referência, chamado de Tier 1, que mede a saúde financeira de um banco. Isso significa uma necessidade de capital dos bancos de 2,5 bilhões de euros.
Outros 16 bancos europeus ficaram entre 5% e 6% de capital Tier 1, segundo resultado dos testes divulgado há pouco.
No fim de 2010, 20% estavam abaixo dos 5% de Tier 1, o que representava uma necessidade de capital de 26,8 bilhões de euros. De janeiro a abril, as instituições levantaram 50 bilhões de euros em capital.