segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cartão pré-pago: uma forma segura de organizar suas contas e evitar surpresas!


O descontrole financeiro é a principal causa da inadimplência do brasileiro. Uma alternativa para driblar esse problema é fazer uso dos cartões pré-pagos, que são ótimos instrumentos de controle do orçamento, além de uma forma segura e prática de o consumidor substituir o dinheiro na hora do pagamento de contas.
A dinâmica é como a de um telefone pré-pago, tão popular entre os brasileiros, na qual o usuário sabe exatamente o quanto gasta, pois carrega o aparelho de acordo com as suas possibilidades. O plástico pré-pago tem a mesma premissa: você carrega o meio de pagamento de acordo com as suas contas e gasta apenas o que está programado.
Que tal saber mais sobre esse meio de pagamento?
Instrumento de inclusão e educação financeira
O plástico pré-pago pode ser visto, também, como instrumento de inclusão social: é uma ferramenta que insere a população não bancarizada no mundo dos pagamentos eletrônicos, mais convenientes, seguros e que permitem um maior controle dos gastos.
Além disso, o cartão pré-pago pode ser considerado um excelente aliado da educação financeira. Como? Com a ferramenta, ao determinar o saldo disponível no cartão, os pais acabam forçando os filhos a se planejarem para não gastarem mais do que podem.
Em alguns produtos, os portadores dos cartões podem sacar, guardar dinheiro para necessidades futuras ou comprar em estabelecimentos credenciados, como cinema, lanchonetes etc.
Já os pais, podem controlar os gastos dos filhos, uma vez que, na maioria dos produtos, todos os saques ou compras são debitados no saldo da sua conta corrente.
Pré-pagos mais populares
Entre os cartões pré-pagos mais conhecidos, além dos destinados à mesada, estão os pré-pagos de viagem e os vale-presentes.
O pré-pago de viagem protege o turista de oscilação cambial, permite um planejamento antecipado de gastos e ainda oferece segurança, pois evita que o viajante ande com muito dinheiro durante o passeio.
Esse tipo de plástico pode ser comprado, atualmente, em dólar, euro, libra ou rand, mas pode ser usado em todo o mundo, para compras em quase 30 milhões de estabelecimentos e para saque em moeda local em mais de um milhão de caixas automáticos no exterior.
Os cartões presente já são bastante populares entre os brasileiros. Quem nunca ficou na dúvida na hora de presentear um parente, amigo ou namorado (a), por exemplo? Com os plásticos que têm essa função, o próprio presenteado pode escolher o item que mais lhe agrada, dentro de um valor pré-estipulado pela pessoa que está dando o presente.
Além dos varejistas de diversos setores (que oferecem um cartão próprio da loja, que permite ao presenteado comprar qualquer item, dentro do valor estabelecido), existem plásticos que oferecem a possibilidade de a pessoa escolher a loja na qual quer comprar.
Esse tipo de produto é um cartão pré-pago, que possibilita cargas de valores fixos ou variáveis, dependendo do programa, e dá ao presenteado mais liberdade de escolha, permitindo que ele decida o que e onde comprar.