sábado, 17 de dezembro de 2011

Lubrificação Íntima e Sexualidade

A sexualidade feminina pode ser dividida em quatro etapas: desejo, excitação, orgasmo e resolução. ? Na primeira fase, por meio de fantasias, cheiros, imagens e lembranças, a mulher desenvolve o "desejo". Por isso, o papel central "da cabeça" na resposta sexual feminina. ? Na fase da excitação, há aumento de sangue ajudando na dilatação e lubrificação da vagina.
Essa lubrificação, é essencial para que a mulher obtenha uma relação sexual prazerosa e sem dor. ? No orgasmo ocorre as contrações na vagina, útero e músculos próximos para finalmente ocorrer o relaxamento, a sensação de euforia e satisfação. ? Todas essas etapas acontecem principalmente juntas, sendo uma totalmente dependente da outra. Por isso, qualquer alteração em uma das fases, pode resultar em uma relação sexual menos satisfatória.
O que é lubrificação sexual íntima?
A lubrificação vaginal ou intima resulta de vários fatores, entre eles: hormonais, nervosos, psicológicos, sociais e outros ainda não elucidados. Eles são responsáveis pela produção aumentada de um muco indolor, incolor e transparente, que torna a vagina mais fácil a penetração.
Se eu não estiver lubrificada, posso sentir dor durante a relação sexual? Sim.
Na verdade a falta de lubrificação é um dos fatores mais comuns que levam ao aparecimento de dor durante a relação. Esta lubrificação pode estar diminuída durante a menopausa, após histerectomia radical, no período pós-parto e durante amamentação. Durante a radioterapia e quimioterapia é comum aparecimento de secura vaginal. Pacientes diabéticas, hipertensas e deprimidas também podem desenvolver este problema.
A falta de lubrificação pode causar pequenos sangramentos (spotting) até sangramentos mais intensos após a relação sexual. Isso ocorre, porque o atrito gerado sem a adequada lubrificação, acaba "machucando" a parede da vagina.
O que posso fazer para melhorar minha lubrificação?
Uma forma fácil e através da utilização dos lubrificantes vaginais, que imitam a lubrificação intima. É muito importante que se procure a ajuda do seu médico, para avaliar se é necessária a utilização de outros medicamentos juntamente com os lubrificantes.
Como os lubrificantes podem me ajudar?
Os lubrificantes "imitam" a lubrificação natural, tornando a relação sexual menos dolorosa e mais prazerosa. Algumas mulheres com resecamento vaginal constante, apresentam sintomas de coceira e sensação de queimação, que podem ser melhorados com utilização rotineira de lubrificantes íntimos.
Posso utilizar qualquer lubrificante?
Existem diversos lubrificantes disponíveis, por isso é necessário observar as características de cada um, para ver qual deles se encaixa melhor à suas necessidades e ao seu problema.
Existem diferenças entre lubrificantes? Essas diferenças podem prejudicar?
A principal diferença é quando a sua composição. Algumas são a base de substancias oleosas, que tecnicamente, são os "solúveis em óleo". Esses produtos, como a parafina e a vaselina, são de difícil remoção, podendo deixar resíduos na vagina. Além disso, não devem ser utilizados com preservativos sexuais de látex, ou por mulheres com diafragma.
Com que freqüência posso usá-los?
Toda vez que se deseje maior lubrificação local. Podem ser utilizados antes e durante a relação sexual ou em exames ginecológicos.
Qual o modo de uso?
Os lubrificantes íntimos devem ser aplicados nos genitais externos de ambos os parceiros.
A lubrificação na menopausa...
A mulher menopausada sofre uma serie de alterações no seu corpo que tendem a aumentar com o avanço da idade. Os sintomas apresentados, são as "ondas de calor", acompanhadas de rubor e transpiração, juntamente com o resecamento gradual da vagina normalmente acompanhado de coceira e sensação de queimação (vaginite atrófica). Outros sintomas com dores de cabeça, insônia, depressão, intolerância, tontura e outros, costumam acometer algumas mulheres, é importante procurar seu ginecologista expor seus problemas e sem inibição se adaptar a essa nova condição.
Nesse período da vida feminina, o desejo sexual pode ser afetado. Muitas mulheres continuam com libido intensa, entretanto se sentem pouco atraentes pelas mudanças ocorridas. Esses sentimentos contrários geram grande aflição, piorando muito a vida sexual. Atualmente existem diversos tratamentos para diminuir ou mesmo curar todos esses sintomas. O papel dos lubrificantes, não é de apenas aumentar a lubrificação e diminuir os sintomas locais. Eles são ferramentas, entre tantas outras indisponíveis, para que a mulher possa utilizá-los na recuperação da sua auto-estima e na melhora da qualidade de vida sexual.
A melhor maneira de se manter fisicamente e mentalmente saudável, é nunca deixar de praticar atividades físicas, mentais e sexuais.