quarta-feira, 2 de março de 2011

BC volta a elevar Selic para conter inflação


Rio de Janeiro, 2 mar (EFE).- O Banco Central elevou nesta quarta-feira novamente a taxa básica de juros em 0,5%, até 11,75% ao ano, como ferramenta para frear a inflação, que nos últimos 12 meses acumulou sua maior alta em seis anos (6%).

O organismo emissor informou em comunicado que o aumento dos juros até o mesmo nível em que estava em março de 2009 foi aprovado de forma unânime pelos membros do Comitê de Política Monetária (Copom), após uma reunião de quatro horas.

É a segunda vez que o Banco Central eleva a Selic desde que a presidente Dilma Rousseff assumiu o poder, em 1º de janeiro.

Em reunião em 19 de janeiro, o organismo já tinha elevado os juros igualmente em 0,5%, também diante da preocupação de alta na inflação, que segue acelerada apesar da taxa de juros do Brasil já ser uma das maiores do mundo em termos reais.

O anúncio do aumento na taxa de juros, apesar de já ser esperado pelo mercado, foi recebido com críticas pelas associações empresariais e sindicais, que alegam que a medida desestimula o investimento produtivo e, consequentemente, a geração de emprego.

Os economistas dos bancos privados consultados pelo próprio Banco Central preveem que a autoridade monetária voltará a elevar os juros nas reuniões que o Copom terá em 20 de abril e 8 de junho, e que a taxa chegará a 12,5% ao ano.

O Banco Central considera que o forte crescimento da economia brasileira, que no ano passado foi perto de 7,5%, é o que vem pressionando a inflação, e já no final de 2010 tinha adotado medidas para desacelerar o consumo, entre elas um aumento do depósito compulsório.

A inflação brasileira acumulada nos últimos 12 meses até janeiro ficou em 6%, muito acima da meta de 4,5% que o Governo fixou para este ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário