terça-feira, 31 de maio de 2011

As novas regras para os cartões de crédito valem para os que serão emitidos nesta quarta (01)

As novas regras para os cartões de crédito valem para os que serão emitidos a partir de amanhã. Para os consumidores que já os têm na carteira, a limitação do número de tarifas para cinco passa a valer apenas em junho de 2012. Aqueles que cogitaram a hipótese de cancelá-lo e pedir um novo para se beneficiar com as mudanças devem ter cuidado, pois podem até ficar sem o dinheiro de plástico.

A advogada Tatiana Queiroz, da Pro Teste — Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, alerta que o banco não é obrigado a fornecer um novo cartão:
— Só vale a pena cancelar se o consumidor não tiver um bom relacionamento com o banco. Se disser que não quer mais o cartão, a instituição pode se negar a emitir outro, porque ela não é obrigada a fornecer crédito. Além do que, perderá limite e enfrentará mais burocracia.
Mesmo considerando que as novas regras trazem benefícios, a Pro Teste reivindica mudanças mais profundas.
— A redução de tarifas e o detalhamento da fatura são medidas paliativas. É preciso haver uma regulamentação geral, principalmente quanto aos juros — opinou a advogada.
Sem mínimo
A gerente jurídica do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Maria Elisa Novais, defende que o pagamento mínimo seja desestimulado para evitar o endividamento. Entre as mudanças que valem para todos os clientes, incluindo novos e antigos, está o aumento de 10% para 15% do valor desse pagamento mínimo. Em dezembro deste ano, o percentual passará para 20%, o que reduzirá ainda mais a parcela da fatura cujo pagamento pode ser adiado e sobre a qual incidem juros altíssimos.
— O mínimo deveria ser desestimulado, e não só haver aumento do percentual para 15%. Além disso, é preciso uma regulamentação que exija das instituições financeiras a adoção de avisos e alertas claros quanto ao risco que envolve essa operação de crédito — defendeu Maria Elisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário